No próximo dia 8 de abril, às 20h, será lançado o curta-metragem "O céu é o meu teto, a terra é minha pátria", uma produção gravada na comunidade cigana de Sousa (PB) que dá voz à memória, identidade e resistência do povo cigano. O lançamento será feito no site www.ratycalon.com.br, como parte das celebrações do Dia Internacional do Povo Cigano.
A direção é assinada por Cícero Pereira, jovem cigano da cidade de Sousa e idealizador do Raty Calon — um sistema virtual dedicado à preservação, difusão e valorização da cultura cigana por meio de informações, acervos e notícias.
O curta traz relatos emocionantes do passado e do presente, abordando a relação entre o nomadismo e o sedentarismo, o sonho de pertencer a uma sociedade e, ao mesmo tempo, manter viva a tradição. A obra também resgata memórias de figuras marcantes da comunidade cigana sousense e destaca importantes referências políticas e culturais do povo Calon.
O filme teve apoio da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, financiamento da Lei Paulo Gustavo, além de contribuições de acervos pessoais e da Pastoral dos Nômades do Brasil.
Mais que um registro audiovisual, "O céu é o meu teto, a terra é minha pátria" é um retrato sensível e necessário sobre pertencimento, ancestralidade e resistência cultural.